Portal RH

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma boa idéia e planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio

Não se pode ter sucesso sem suar a camisa, uma boa idéia depende de outros fatores para se tornar realidade, essa é uma verdade que não se pode negar.

Num belo dia, percebo que se pode prestar um determinado serviço com um diferencial e mercado ou penso em desenvolver uma ferramenta ou um produto que não existe a venda e que poderá ser oferecido com um preço que todos podem adquirir e isso vai mudar minha vida.

Durante o almoço ou qualquer outro horário disponível, fico debruçado no balcão de um bar com um lápis na mão e um guardanapo de papel rabiscando e sonhando com o negócio que até então parece promissor. Qual o empreendedor que um dia não fez isso na vida?

Sem dar conta, já estou criando diversos cenários, desenhando estratégias, imaginando o local onde será aberto o negócio, fazendo cálculos e pensando em como viabilizar esse negócio e fazer acontecer. Depois de uma semana já mudei o negócio mais de mil vezes e me perdi em tantos rascunhos que fiz. Qual era mesmo a idéia principal?

Em alguns casos, na impaciência típica do ser humano, decidimos sair fazendo de qualquer forma, mesmo sabendo dos riscos que envolvem o negócio, para só depois corrigir os erros ou falhas que não foram previstas antes.

Acreditar, persistir e por em prática, esse é p pensamento do verdadeiro empreendedor de sucesso, mas tudo na vida tem um prazo de validade e por esse motivo é necessário ter um planejamento, objetivos claros e bem definidos.

Saber como começar, qual será o meu investimento inicial, onde vou montar o meu negócio, de quer maneira vou conseguir mantê-lo, qual o meu público, existe concorrente, como vou divulgar esse serviço ou produto e em quanto tempo terei o retorno esperado.

Tem muita pergunta pra responder e talvez algumas dessas perguntas podem não ter a resposta imediata, por esse motivo é necessário ter um objetivo inicial, um propósito que será sustentado até o fim e então podemos iniciar nosso planejamento e seguir em frente, considerando o máximo de variávies e se possível buscar parceiros que acreditam e podem ajudar a viabilizar o projeto.


"Há dois tipos de pessoas: As que fazem as coisas, e as que dizem que fazem as coisas. Tente ficar no primeiro tipo. Há menos competição". Indira Ghandi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger