Portal RH

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Qualidade de Vida no Trabalho

O assunto pode parecer novo ou mesmo soar como modismo nas organizações que se destacam, contudo, essa preocupação já existe há muito tempo.

EUCLIDES (300 a.C.) de Alexandria sobre os princípios da geometria serviram de inspiração para a melhoria do método de trabalho dos agricultores à margem do Nilo, assim como em Lei das Alavancas, de Arquimedes, formulada em 287 a.C., veio a diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores.

No século XX, muitos pesquisadores contribuíram para o estudo sobre a satisfação do individuo no trabalho. Helton Mayo, cujas pesquisas, conforme FERREIRA, REIS E PEREIRA (1999), HAMPTON (1991) e RODRIGUES (1999), são altamente relevantes para o estudo do comportamento humano, da motivação dos indivíduos para a obtenção de metas organizacionais e da Qualidade de Vida do Trabalhador, principalmente a partir das pesquisas e estudos efetuados na Western Eletric Company (Howthorne, Chicago) no início dos anos 20, que culminaram com a escola das Relações Humanas.

Floriano Serra, Presidente da Somma4, destaca em sua palestra sobre O Papel do RH para Qualidade de Vida no Trabalho (3º Covirh) o papel fundamental da área de Recursos Humanos para empenhar-se em ações e políticas adequadas e consistentes para tornar o ambiente de trabalho harmonioso, alegre e divertido.

Devido a excessivos e prolongados níveis de estresse no trabalho, 70% dos trabalhadores do Brasil sofrem de estresse e 30% deles estão no pior nível da Doença, chamado "Burnout". Fonte: ISMA-BR / 2008 (International Stress Management Association).

A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho. O termo burnout (do inglês "combustão completa") descreve principalmente a sensação de exaustão da pessoa acometida.

De acordo com Floriano, "O RH deve entender e acompanhar o negócio da empresa, mas sua prioridade são as pessoas. São as pessoas que tocam o negócio. Sem elas, não há produtos nem serviços, não há resultados, nem lucros. Por isso o RH deve lutar pela Qualidade de Vida física, material, emocional e espiritual delas."

Você realmente se preocupa com a Qualidade de Vida de seus recursos humanos?

Abraços.


Djalma Peres

Um comentário:

  1. Djalma...
    Realmente é um dilema, mas nos que trabalhamos em RH realmente devemos mudar e tentar fazer mesmo que de maneira homeopática a implantação de QV ou QVT com pequenas ações demonstrando assim ou seu Beneficio para as Empresas.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger