
EUCLIDES (300 a.C.) de Alexandria sobre os princípios da geometria serviram de inspiração para a melhoria do método de trabalho dos agricultores à margem do Nilo, assim como em Lei das Alavancas, de Arquimedes, formulada em 287 a.C., veio a diminuir o esforço físico de muitos trabalhadores.
No século XX, muitos pesquisadores contribuíram para o estudo sobre a satisfação do individuo no trabalho. Helton Mayo, cujas pesquisas, conforme FERREIRA, REIS E PEREIRA (1999), HAMPTON (1991) e RODRIGUES (1999), são altamente relevantes para o estudo do comportamento humano, da motivação dos indivíduos para a obtenção de metas organizacionais e da Qualidade de Vida do Trabalhador, principalmente a partir das pesquisas e estudos efetuados na Western Eletric Company (Howthorne, Chicago) no início dos anos 20, que culminaram com a escola das Relações Humanas.
Floriano Serra, Presidente da Somma4, destaca em sua palestra sobre O Papel do RH para Qualidade de Vida no Trabalho (3º Covirh) o papel fundamental da área de Recursos Humanos para empenhar-se em ações e políticas adequadas e consistentes para tornar o ambiente de trabalho harmonioso, alegre e divertido.
Devido a excessivos e prolongados níveis de estresse no trabalho, 70% dos trabalhadores do Brasil sofrem de estresse e 30% deles estão no pior nível da Doença, chamado "Burnout". Fonte: ISMA-BR / 2008 (International Stress Management Association).
A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho. O termo burnout (do inglês "combustão completa") descreve principalmente a sensação de exaustão da pessoa acometida.
De acordo com Floriano, "O RH deve entender e acompanhar o negócio da empresa, mas sua prioridade são as pessoas. São as pessoas que tocam o negócio. Sem elas, não há produtos nem serviços, não há resultados, nem lucros. Por isso o RH deve lutar pela Qualidade de Vida física, material, emocional e espiritual delas."
Você realmente se preocupa com a Qualidade de Vida de seus recursos humanos?
Abraços.
Djalma...
ResponderExcluirRealmente é um dilema, mas nos que trabalhamos em RH realmente devemos mudar e tentar fazer mesmo que de maneira homeopática a implantação de QV ou QVT com pequenas ações demonstrando assim ou seu Beneficio para as Empresas.